sexta-feira, 3 de junho de 2011

Coisas sobre papagaios !

Os papagaios pertencem à ordem Psittaciformes, família Psittacidae, gênero Amazona. Existem aproximadamente 30 espécies de papagaios, que ocorrem naturalmente da América do Sul à América do Norte (México). A cor predominante da plumagem é verde. Os papagaios têm o corpo compacto com pescoço, asas e pernas curtas. A cauda é curta, quando comparada a de seus primos periquitos e araras.O bico é recurvado e forte, capaz de quebrar sementes. A língua é grossa, sensível, cheia de papilas gustativas (portanto o sentido do paladar é desenvolvido) e manobra facilmente o alimento na boca. Os papagaios têm papo, onde o alimento é armazenado durante horas. A visão é desenvolvida. São zigodáctilos, ou seja, têm dois dedos para frente e dois para trás nas patas, o que facilita a manipulação do alimento. Observe que os papagaios prendem o alimento com as patas e abocanham pedaços do alimento.
Os papagaios de forma geral são monomórficos, ou seja, macho e fêmeas têm a mesma aparência, não sendo possível determinar o sexo apenas pela visualização externa. É preciso realizar exames de DNA, que requer apenas uma gota de sangue. 



Papagaios sentem o gosto das coisas ??
Sim, eles além de sentirem, tem um paladar bastante refinado. Eles sabem distinguir, por exemplo, uma ração de um fabricante para outro, podendo se negar a comer uma das marcas, apesar de parecerem muito e terem um cheiro praticamente idêntico.
                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário