domingo, 5 de junho de 2011

Como saber se seu cachorro está doente?

Seu cachorro está passando mal?! Parou de comer?! Está deitado mais tempo que o comum?! Antes de levá-lo ao veterinário, veja o que você pode fazer para diagnosticar o seu cão:
01. Com paciência e carinho, verifique as orelhas. Olhe em toda a sua extensão externa e interna e tente localizar algum tipo de mancha e/ou falha. Se encontrar, pode ser sinal de sarna e/ou ácaro.
02. Verifique também se existe algum cheiro forte dentro do ouvido e se também consta alguma secreção saindo de seu interior. Se encontrar, pode indicar inflamação e/ou otite.
03. Agora comece a examinar o olhos e veja se encontra algum tipo de secreção amarelada. Verifique também se abaixo das pálpebras está com coloração vermelha, caso esteja amarelada, é sinal de anemia.
04. Ao examinar a parte interna da boca do seu cachorro, levante seus lábios e veja se as gengivas estão com uma coloração vermelha. Se estiver pálida e/ou amarelada, também indicará uma possível anemia.
05. Ao verificar a língua do seu animal, ela deve ter obrigatoriamente uma cor rósea. Se apresentar qualquer outra tonalidade, principalmente uma língua meio azulada (com exceção do Chow Chow), leve-o imediatamente a um veterinário.
06. Enquanto examina a boca, sentiu algum mau-hálito?! Quando os cães tem cheiro forte na boca é sinal de tártaro. Agende com seu veterinário uma limpeza dentária.
07. Veja se existe algum dente quebrado e/ou mole. Se encontrar algum, leve-o ao veterinário.
08. Qualquer outra coisa estranha que encontrar na boca do animal, assim como verrugas e manchas brancas, consulte seu veterinário.
09. Cuidado com o focinho. Tenha em mente que ele deve estar sempre frio e úmido. Se estiver quente e seco, é sinal de febre, mas antes de correr para o veterinário, veja se as orelhas também estão quentes.
10. Na pelagem, passe as mãos devagar e verifique se existem machucados e ferimentos. Isso pode ser dermatite alérgica a pulga, mas é recomendado levá-lo imediatamente ao veterinário.
11. Verifique também se existem falhas na pelagem e se o seu cachorro se coça muito. Se não for pulga ou carrapatos, essas falhas podem indicar sarna.
12. Se encontrar nódulos e verrugas no corpo do animal, leve-o para uma consulta.
13. Se seu cão tem uma queda excessiva de pelos, mas não apresenta nenhum tipo de falha, pode ser apenas troca anual dos pelos. Mas lembre-se, é considerada comum a queda de pelos em algumas raças durante todo o ano.
14. Nos órgãos genitais do macho e da fêmea, verifique se existe algum tipo de secreção abundante. leve-o com urgência ao veterinário.
15. Para as fêmeas, é importante verificar toda a sua cadeia mamária. Procure por algum tipo de nódulo e secreção.
16. Verifique também a pelagem nessa parte dos genitais e veja se encontra feridas e irritações.
17. Verifique as patas do cachorro e procure por parasitas, tais como carrapatos e veja também se encontra feridas e machucados na parte de cima da pata, entre as os dedos e também na parte debaixo.
18. Se o cachorro sentir dores nas patas enquanto as examina, leve-o ao veterinário.
19. Na cauda, passe as mãos e procure por feridas e parasitas.
20. Por fim, se seu cachorro está com algum problema interno, ele irá demonstrar através de vômitos e diarreia. E se a barriga estiver grande, pode ser sinal de vermes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário