domingo, 19 de junho de 2011

Cuidados com seu pet durante o inverno...

1. Roupinhas pra aquecer!! O uso de roupinhas ainda divide muita gente, alguns acreditam ser algo supérfulo outros usam com frequencia. Em alguns casos realmente o uso de roupinhas se torna supérfulo, como no verão, por exemplo, porém em épocas onde as temperaturas são baixas, as roupinhas podem ser grandes aliadas para darmos conforto e bem -estar aos nossos amigos, protegendo-os das baixas temperaturas.
Procure roupinhas que aqueçam o animal porém que dêem conforto ao bichinho.
Os cães de pelos curtos são os que mais sentem no frio. Gatos, cães de porte grande, ou outras espécies de pets, podem não aceitar o uso de roupinhas, nesses casos, outras formas de mantê-los aquecidos devem ser procuradas. Colocar a casinha ou gaiola em local longe de corrente de ar ajuda bastante. Para os répteis lampadas UVB, ou pedras termicas ajudam bastante no conforto térmico desses animais.

2. Banho no frio???
Apesar das baixas temperaturas, os banhos podem ser mantidos, porém com alguns cuidados. Use agua morna no banho e sempre seque com secador o animal. Logo após o banho não recomenda-se que o animal vá imediatamente a rua, pois ele estará quente por conta da agua e secador e a temperatura externa muito baixa, o que favorece o choque térmico.
Para os que precisam de tosas, você pode manter a pelagem mais alta durante a estação de frio, pois os pelos ajudam no conforto térmico. E para manter a higiene, escove diariamente, assim você evita a formação de nós na pelagem, e ajuda a retirar sujidades dos pelos.

3. Passeios e brincadeiras:
A hora da distração e lazer do animal devem ser mantidas, porém procure levá-lo a rua nos periodos mais quentes do dia (10:00 as 16:00).
Para regiões muito frias, com possibilidade de neve e geadas, o uso do sapatinho também pode ajudar a proteger os coxins (pantufas) das patinhas, das queimaduras provocadas pelo frio.



4. Doenças de Inverno:
No inverno algumas patologias se tornam mais comuns como as gripes e resfriados. A Gripe canina, é uma doença transmitida através do contato com outros animais, apesar de existir tratamento, também contamos com vacinas disponíveis para a prevenção. Consulte o veterinário e atualize todas as vacinas.
Além das doenças respiratórias, artrites e artroses tendem a causar um maior desconforto e dor aos animais nessa época fria. Se o seu animalzinho possui alguma dessas doenças, é sempre bom passar por uma revisão no veterinário, para avaliar o quadro e se há necessidade de novos medicamentos e terapeutica para trazer um pouco mais de conforto pro animal, durante o inverno.
Agora você já pode curtir o clima gostoso dessa estação ao lado do seu pet com responsabilidade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário