terça-feira, 7 de junho de 2011

Doenças que seu gato pode contrair na rua !

Definitivamente, rua não é lugar para gato. Lá eles podem encontrar muitas doenças e confusões que não encontrariam no aconchego do lar.
E por que um gato sai de casa? Por vários motivos, mas os principais: para namorar, para fiscalizar seu território, para caçar passarinhos, ratos, lagartixas, baratas e outros bichinhos e para fazer suas necessidades no quintal do vizinho. Aliás, diga-se de passagem, parece que eles não gostam dos vizinhos e nem os vizinhos deles.
Mesmo em inocentes voltinhas pelos telhados da vizinhança, os gatos podem ficar expostos a várias doenças. O contato com outros gatos nem sempre limpos e saudáveis e locais contaminados pode possibilitar a transmissão de viroses, infecções bacterianas e protozoários.
Veja as principais doenças e parasitas que um gato pode contrair em seus passeios.
  • Rinotraqueíte
gato_doenteConhecida como a gripe dos gatos. Causada por um vírus que ataca principalmente o sistema respiratório, é muito grave quando acomete os filhotes. O bichano fica com os olhos e o nariz cheios de secreção, e mesmo após o tratamento, a doença pode acompanhar o animal por toda a vida a cada queda de resistência.
  • Clamidiose
Uma bactéria que causa conjuntivite nos gatos e pode estar associada à rinotraqueíte.
  • Panleucopenia
Uma virose do trato intestinal que ocasiona diarreia e vômitos.
  • Toxoplasmose
É uma zoonose, ou seja, pode passar dos animais às pessoas e vice-versa. É especialmente grave se contaminar uma mulher no início da gestação. O protozoário mora no intestino do gato e a contaminação de humanos se dá através do contato com as fezes dos gatos contaminados.
  • Dipilidium
Dos vários tipos de vermes que um gato pode pegar, este é um dos mais frequentes. Transmitido pela pulga, parece um grão de arroz achatadinho e que se movimenta. Por isso, ao tratar verminoses nos gatos é indicado aplicar também um antipulgas, conforme orientação de seu veterinário.
  • Hemobartonela
Também é um protozoário transmitido pela pulga, mas parasita o sangue, especificamente as hemácias, causando anemia.
  • Sarna
É um ácaro que coloniza os folículos pilosos, principalmente nas orelhas e face. Existe também a sarna de ouvido, que forma aquela sujeirinha preta dentro do conduto auditivo. Como você sabe, as sarnas fazem os animais se coçarem o tempo todo.
  • Pulgas
Além de tudo isso, os gatos ainda estão sujeitos à PIF (Peritonite Infecciosa Felina) e até mesmo Leucemia e Aids Felina, que não têm cura e são passadas pelo contato da saliva em feridas ou mesmo no potinho de ração
Como prevenir doenças e parasitas nos gato
A prevenção de todas essas doenças e parasitas é muito fácil. Para quase todas as viroses existem vacinas. Mantenha-as em dia, conforme orientação do seu veterinário. Vermífugos e antipulgas devem ser periódicos. E mantenha seu amigo peludo dentro de casa ou no seu quintal.
Para mantê-lo em casa, o primeiro passo é castrá-lo. Assim você diminui bastante o  desejo dele de dar uma escapadinha para namorar. Deixe sempre uma bandeja com areia higiênica para seu gato usar como banheiro. Troque a areia toda vez que ela estiver suja, senão ele procura outro lugar para suas necessidades e seu vizinho pode não gostar. Gatos não apreciam que suas tigelas de ração e água fiquem perto de seus banheiros, e estão certos nisso.
Uma última dica: quanto aos gatos caçadores e territorialistas, o conselho é castrá-los o mais jovem possível, antes que peguem o gosto de sair à rua

Nenhum comentário:

Postar um comentário