sábado, 11 de junho de 2011

O que ensinar para um filhote nos primeiros dias em um novo lugar?

Os primeiros dias do filhote pode ser decisivo para definir a saúde e o comportamente dele. Fique atento à certos detalhes. Eu acredito que o mesmo stress do homem causado pela rotina deve ocorrer com os animais. Se você ficar sempre no mesmo ambiente da casa e não passear, com certeza estará propício ao stress e problemas de saúde. Isso também ocorre com os filhotes.
Eu concordo que deixar o filhotinho dormir dentro de casa é um tanto desconfortante pela sujeira que ele faz e também acho que ele ficará mal acostumado, mas se pretende ter seu filhote com saúde e sem stress, terá de mudar de idéia.
Veja bem, o filhote está num ambiente novo e diferente, isso gera insegurança ao animal. É preciso dar atenção a ele e deixá-lo se ambientar com a nova casa, exceto na  cozinha, claro.
No artigo que fiz sobre nossa experiência com o filhote de Shih-Tzu que compramos, eu disse para não dar muita atenção ao animal nos primeiros dias para ele saber o que o dono gosta ou não. Mas eu estava errado, acho que meu filhote anda stressado e tem tido comportamentos estranhos. Por isso acredido no contrário. Ele precisa de você, principalmente nos primeiros dias, caso contrário, terá  problemas de comportamento ou poderá contrair algum tipo de doença causada justamento pelo seu sistema imunológico ainda ser baixo.
Dar atenção ao filhote significa que ele se sentirá mais confortável e seguro e com o tempo ele vai se sentindo parte da casa. É aí que você entra com treinamento.
Resumindo, não recomendo deixar o filhote fora de casa, principalmente ao dormir. Permita a ele incorporar a confiança em você e na família até ele esquecer da mãe.
Não podemos confundir em dar atenção com permitir que ele faça o que desejar, caso contrário ele vai criar domínio sobre você e à casa. Exemplo, é normal o filhote chorar nos primeiros dias. Não atenda ao seu choro, é como um bebê, se toda hora que ele chorar você ir até ele, vai se criar um vício de convío e de mal comportamento. Seja firme sem deixá-lo de 
lado, ou seja, fora de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário