sábado, 11 de junho de 2011

Saúde do cachorro também depende da escovação dos dentes !

Antigamente quando os cachorros não eram domesticados sua vida selvagem era bem diferente e eles caçavam seus alimentos, mastigavam pelos, matéria fibrosa como pulmões e roíam muito osso. Viviam livres e sem nenhum cuidados médicos e muitos dos problemas ligados ao tempo de vida tem relação com o acúmulo de tártaro. Embora muitos acreditam que como os cães morriam cedo, os problemas de tartaro nem apareciam, mas acredite, o acumulo de tártaros provoca muitos problemas de saúde e pode encurtar o tempo de vida dele.
A escovação se faz necessária para retardar o acúmulo de tártaro que poderá desenvolver uma série de doenças orais e infecções em outros locais do organismo.
Dentes limpos garantem mais anos de vida para o seu cachorro. A falta da escovação causa proliferação de bactérias que criam as placas bacterianas, o acúmulo de tártaro (uma crosta amarela-amarronzada que aparece principalmente nos dentes caninos e molares dos cães), provocam doenças em outros órgãos como infecções no coração, doenças no fígado e nos rins.
A falta de escovação pode desencadear doenças na boca e em outros orgãos, confira:
Gengivite: inflamação das gengivas que pode se transformar em periodontite. Os sintomas da gengivite são sangramentos e vermelhidão da gengiva, desconforto e dor, além de dificuldade em mastigar.
Periodontite: mais séria do que a gengivite, a periodontite é uma infecção que pode se espalhar pelos tecidos e pelos ossos em que as raízes dos dentes se prendem. O comprometimento destes ossos pode levar a perda dos dentes e é irreversível.
Infecções que podem levar a morte: O coração, o fígado, os rins, o trato intestinal e até as articulações de nossos amigões podem ser afetados. O tártaro e a infecção da boca contém várias bactérias que podem se espalhar e se desenvolver em outras partes do corpo. Somente o cuidado regular dos dentes e visitas periódicas ao veterinário podem prevenir problemas mais sérios.
Atenção:
De acordo com a American Veterinary Dental Society (AVDS) 80% dos cães com 3 anos de idade possuem alguma doença oral. Quanto mais cedo você começar a escovar os dentes do filhote, melhor.
A escovação regular com a pasta de dentes previne a formação das placas bacterianas e do tártaro, mas periodicamente leve-o para um veterinário de confiança para avaliar a necessidade de fazer uma remoção profunda. Normalmente será necessário  uma limpeza profissional a cada 3 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário