terça-feira, 14 de junho de 2011

Tudo sobre as gaiolas para passarinhos !

 No que toca às gaiolas, há basicamente duas opções: metal ou madeira. Também há defensores e críticos para ambas as alternativas. Seguem considerações:
Adaptação: As gaiolas de metal são mais frias. Em regiões do Brasil em que o frio é muito intenso isso pode fazer uma diferença enorme. As gaiolas de madeira são mais frescas no verão e mais quentinhas no inverno. E também as gaiolas de madeira são mais parecidas com o que o pássaro iria encontrar na natureza (as árvores). Então, no que toca à adaptação, as gaiolas de madeira são melhores.
Higiene: No que toca à higiene, as gaiolas de metal são mais fáceis de cuidar. As partes da gaiola (seu fundo e grades) podem ser lavadas facilmente com cândida, desinfetante ou álcool. Isso já é bem mais difícil de fazer com as gaiolas de madeira (pois o processo de secagem principalmente pode ser bem mais chato e demorado). Outro ponto é que a madeira tem uma porosidade natural que pode acumular fungos e bactérias (além de que pode abrigar pequenos parasitas nas frestas). Um terceiro ponto sobre a higiene é que a maioria das gaiolas de metal conta com uma grade de proteção no fundo, que impede que o pássaro tenha contato com as fezes que estão no chão (o que não acontece com as gaiolas de madeira que não contam com este item). Então, no que toca a higiene, as gaiolas de metal são melhores.
Pássaros precisam ficar em lugares iluminados e ventilados. O ideal é que eles estejam em um lugar que receba a luz do dia; luz natural. Mas cuidado: pássaros não podem ficar tomando luz direta do sol por muito tempo. Um pouco de sol é bom, mas os Azulões também precisam de sombra e descanso. O sol da manhã é o mais recomendável.
Também há de se ter um cuidado especial com as correntes de vento. Os pássaros devem ficar em lugares ventilados, mas sem entrar diretamente em contato com as correntes de ar. As rajadas podem resfriar as aves, de maneira que elas venham a adoecer.
Quanto ao contato com as pessoas, há de se observar o seguinte: quando um pássaro fica em um lugar movimentado, é certo que ele se tornará uma ave sociável. Quanto mais isolado ele permanecer, mais chances existem de ele se tornar um pássaro assustado; arisco. O Azulão é um pássaro especial no que toca à sociabilidade. O criador deve ter atenção para não ficar muito em cima da gaiola, com movimentos bruscos, falando muito alto ou gesticulando demais. O Azulão é relativamente mais sensível do que as outras aves e todo cuidado é pouco.
Quanto ao repouso, o criador deve ter muita atenção. Se a ave passar a noite em lugares com muita circulação de pessoas (como a cozinha ou a sala) certamente terá seu repouso comprometido (e ficará mais fraco; sucetível a doenças e males).
Outra preocupação que o pasarinheiro deve ter é de não deixar os pássaros em lugares onde eles corram riscos de vida. Há lugares em que o Azulão estará à mercê de gatos e gaviões. Muita atenção com onde você deixa sua ave pendurada! Manter o pássaro em um lugar seguro é uma obrigação do criador !
O criador também deve zelar para que o espaço dentro da gaiola seja suficiente para a habitação do Azulão. Muitos criadores mantém seus pássaros em gaiolas pequenas. É evidente que o pássaro cabe na gaiola pequena, mas o criador que realmente se preocupa com seu Azulão deve cuidar para que a ave tenha bom espaço, para se movimentar e gozar da liberdade que cabe ao pássaro nascido em cativeiro. Recomenda-se as gaiolas arco de número 5 (no mínimo). Como já dito: o Azulão até cabe em gaiolas tamanho menor, mas o criador preocupado com o bem estar do pássaro deve ter um propósito de mantê-lo de forma que ele tenha algum espaço e seja feliz.
Gabryella

Nenhum comentário:

Postar um comentário