segunda-feira, 6 de junho de 2011

Tudo sobre beija-flor

   Um pássaro igual a uma flor

  O beija flor (ou colibri) parece uma flor brilhante. É tão leve, ágil e gracioso como uma bailarina e tão fulgurante como uma estrela. E é um voador resistente que não teme as grandes distâncias. Com exceção de algumas partes meridionais da América do Sul, Alasca e nordeste do Canadá, em todas as Américas onde há flores, hácolibris. Com seu longo bico afunilado, ele suga o néctar dessas flores. Mas também come insetos.
  Apesar do seu pequeno tamanho, o beija-flor tem grande resistência. Algumas espécies são migratórias, percorrendo mais de 800 km em um único vôo. Com suas asas estreitas e alongadas, ele é capaz de voar em todas as direções e, como um helicóptero, pode ficar  parado no mesmo lugar.
  Bate as asas mais rapidamente que qualquer pássaro, mas é incapaz de usar os pés para andar.   Tem audição e visão muito aguçadas.
 Geralmente, os machos têm várias fêmeas. Sua plumagem é mais rica que a das fêmeas.  Elas fazem o ninho com pedaços de folhas, cascas e teias de aranhas, colocadas com saliva. A fêmea pode incubar até três posturas em uma estação. O beija flor é um pássaro diurno que aprecia o calor e a luz solar.

Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Apodiformes
Família: Trochilidae


CARACTERÍSTICA:
cerca de 330 espécies
Comprimento: de 5 a 20 cm
A estrutura das penas provoca interferência luminosa
Ovos: 2 de cada vez
Período de incubação: 2 a 3 semanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário