terça-feira, 7 de junho de 2011

Tudo sobre a Borboleta Rabo-de-Andorinha

Borboleta Rabo-de-Andorinha
Borboleta Rabo-de-andorinhaNome comum: Borboleta Rabo-de-Andorinha
Nome em inglês: Old World Swallowtail
Nome Científico:Papilio machaon
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Papilionidae
Género: Papilio
Espécie: P. machaon
Características: Asas posteriores terminam em uma cauda de mais de 1 cm
Evergadura: cerca de 8 a 10 cm
Antenas: Recurvadas na extremidade
Distribuição geográfica: Ocorre na Europa, Ásia e também na América do Norte.
Reprodução: De acordo com as regiões os ovos são postos separadamente (Maio-Junho; fim do verão) sobre as folhas da planta alimentadora (regularmente nas folhas de cenoura e erva-doce nos jardins sem inseticidas). A eclosão efetua-se cerca de uma semana logo após a postura depois ovos. O desenvolvimento da lagarta dura mais ou menos um mês. As lagartas têm uma atividade diurna, Quando preocupa-se, fazem sobressair o seu liquido alaranjado de grande odor que afasta os predadores. As Crisalidas são cercados de uma cintura de seda. De acordo com as estações, está fase dura três semanas.
Boboleta Rabo-de-andorinha
Qual foi o animal daninho que comeu toda a erva-doce? O vilão foi uma pequena lagarta verde, riscada de preto e coberta de botõezinhos vermelhos. Se ameaçada, ela desprende um cheiro irritante. Essa larva vai tornar-se uma crisália em poucas semanas e dela sairá logo uma linda borboleta., a rabo-de-andorinha. Suas grandes asas amarelas têm nervuras negras margeadas de azul e com algumas manchas escarlates.
Essa borboleta está se tornando rara na Europa central, mas ainda é achada na Eurásia e na África do Norte. Uma espécie aparentada, a borboleta-tigre, é comum na América do Norte.
Durante o verão, essa borboleta alimenta-se nas plantações de trevo ou alfafa, voando de flor em flor para sugar-lhes o néctar. Em cada ano há duas gerações. A primeira nasce na primavera e produz as larvas e crisálidas que se transformação no outono. As borboletas do outono produzem a geração que irá aparecer na primavera seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário